20.1.18

CHEGANDO AO DESERTO DO ATACAMA


1/1/2018 - segunda - de VICUÑA a ANTOFAGASTA (CHILE) - 930 km hoje. Total de 4.874 km rodados (sendo 1636 no Brasil2160 na Argentina e 1091 km no Chile)

1) Passamos os dois últimos dias do ano em Vicuña e nos recompusemos parcialmente dos muito quilômetros de estrada (quase 5 mil até aqui). Nosso reveillón não foi até à meia-noite. Dormimos por volta das 22h, depois de um dia inteiro de churrasco e cerveja no hostal maravilhoso que encontramos por acaso. Nossa intenção era entrar em 2018 em La Serena. Só a economia de hotel que tivemos ao optar por Vicuña dá pra pagar metade de um celular novo, pra repor o que eu perdi pelo caminho, no dia 27/12. 

2) Saímos por volta das 9h em direção à Antofagasta, um dos balneários mais lindos do Chile, aproximadamente 300 km de San Pedro de Atacama. Um dia inteiro trafegando por um cenário lunar (ou marciano), de aridez estupenda. A maior parte do percurso se deu entre a Serra do Mar e o oceano Pacífico, com muitas paradas para fotografias e filmagens. Um friozinho gostoso por mais da metade do trajeto nos ajudou bastante a cumprir os 930 km de hoje. Certamente não conseguiríamos esse desempenho se estivéssemos pilotando sob o calor dos últimos dias. Quero ressaltar que viajamos em velocidade bem conservadora. Combinamos ainda em Brasília a não ultrapassar 130 km/h, mas aqui no Chile estamos abaixo dos 110 km/h.

3) Chegamos em Antofagasta às 20h, com o sol a pino sobre nossas cabeças. Encontramos um hotel bacana às margens do Pacífico, chamado Costa Pacífico. Saímos para comer pizza com refrigerante (não encontramos um boteco nas imediações pra tomar umas cervejas, infelizmente) e às 22h30 estávamos de volta ao hotel. Tivemos uma "ingrata" surpresa: os elevadores estavam desligados para manutenção. Dureza, véi. Eu e Zael estávamos no décimo-primeiro andar. Marcus e Gilson no sétimo (menos mal pra eles). Tivemos que subir a escadaria à pé. Ninguém merece!!!

4) Hoje foi um dia cheio de momentos de meditação. Ano novo é sempre assim... Depois de trafegar por estradas belíssimas, túneis furando montanhas, pontes, viadutos e aquedutos, passei a ter uma nova certeza: "A Engenharia é a mais bela das artes"!!! Tenho um irmão (Marco Túlio, pós-doc em Engenharia Mecânica) que falava isso e eu nunca prestei atenção. Em sentido amplo, os veículos que usamos, o celular que perdi, o drone que não comprei, a internet que funciona mais ou menos por aqui, os satélites que guiam nossos GPS etc. estão nesse contexto, não? Tudo teve um dedo engenhoso de algum engenheiro. Essas obras unem os homens, e seguramente fazem a vida parecer mais fácil.

Para para fotos

Motos na estrada

Marcus Vinícius e sua BMW GS800

Cenário do Atacama (região)

Zael e sua Honda Africa Twin

Oceano Pacífico


Vista da janela do hotel, em Antofagasta
No Pacífico, região de Antofagasta
Em algum povoado do Pacífico

Oceano Pacífico


Antofagasta

Antofagasta

Dia 2/1/2018 - terça - ANTOFAGASTA a SAN PEDRO DE ATACAMA (CHILE) - 430 km hoje. Total de 5.304 km rodados (sendo 1636 no Brasil2160 na Argentina e 1521 km no Chile)

1) Ultrapassamos os 5 mil km de estrada bem antes de chegar a San Pedro de Atacama. Parece muito, mas sequer chegamos na metade do projeto.

2) Apesar da secura do tempo e do sol constante, não sentimos calor. Um ventinho típico das regiões elevadas nos acompanhou, tornando mais agradável o trajeto de hoje.

3) Tivemos que retornar 70 km para visitar o monumento La Mano del Desierto. Ontem pegamos um atalho por Tal Tal e quando retomamos a Ruta 5 já havíamos passado do local. La Mano é um monumento do artista uruguaio Mario Irarrázabal, feito em homenagem aos caminhoneiros da Rota Panamericana. Há outros monumentos pela Rota, mas nem todos deste mesmo artista. Não dá pra vir ao Atacama sem passar por ele. Choveu em San Pedro ontem e quando chegamos o céu estava nublado ao anoitecer. Fato raro! Esta região fica sem nuvens 300 dias/ano e possui centenas de laboratórios de observação estelar, alguns da própria NASA.

4) Encontramos dezenas de motociclistas pelo caminho, quase todos brasileiros. Parece que o Deserto do Atacama se tornou um lugar bastante desejado pelos motociclistas... e não é de agora. Nas duas vezes que estive por aqui, em 2007 e 2009, isso já era notório.

5) Lembro aos amigos que é a terceira vez que venho para essa região de motocicleta. Gilson e Amaral também já estão em sua terceira e quarta viagens para cá, respectivamente. Zael em sua segunda. Apenas Anderson e Marcus Vinícius estão vindo pela primeira vez. Isso prova o quanto é encantadora essa experiência. Mas vamos às fotos de hoje. Ficaremos em San Pedro por 4 noites. Teremos mais pra mostrar daqui a alguns dias.

La Mano del Desierto

La Mano del Desierto




Chegando em San Pedro

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

Praça central de San Pedro

Igreja de San Pedro



6 comentários:

  1. Que legal!!! Lindas fotos, estamos por aqui viajando com vcs!

    ResponderExcluir
  2. Gilson cabeção03/01/2018, 13:34

    Maravilha.... essa viagem ta nos meus planos em futuro próximo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excepcional! Obrigada por compartilhar! Coisa linda! Pode falar algo sobre la mano?

    ResponderExcluir
  5. Esse deserto me marcou também. Saudades e vontade de rever cada um desses lugares que tanto me encantaram. Lindo!!!!!

    ResponderExcluir